A autora da saga Crepúsculo , em entrevista ao canal Volterra na Itália, falou mal de Shakespeare e de outros gigantes da literatura inglesa:
“Na verdade a história do amor entre o Edward e a Bella é melhor do que a deles. Quando eu estava na faculdade escrevi muitos papéis da perspectiva feminina (é um jeito fácil de se escrever) sobre The Princess Bride. Buttercup é uma imbecil e isso nem chega a aborrecer as pessoas, tudo o que importa é a beleza dela, lá pelo desfecho ela fica um pouco mais esperta, mas as personagens femininas são muito fracas nessa estória. Westley é corajoso, esperto e sabe lutar, Buttercup é apenas bonita, é sua única característica, seu cérebro não tem importância, sua personalidade não significa nada para ele, eles têm o tipo de amor em que um não sabe viver sem o outro. Não me parece um grande exemplo.”
(Parecer de Stephenie Meyer sobre o casal de “Princess Bride”)
“Não consigo pensar em algum que possa realmente ser comparado, Quero dizer, Elizabeth Bennet e Sr. Darcy é até comparável, exceto pelo fato de que se um morresse o outro provavelmente agüentaria a dor bravamente”
“E Romeu e Julieta eram meio idiotas, eles nem sem conheciam direito” Grifo meu: Como ASSIM??????????????
“E Anne de Green Gables e Gilbert Blythe, mas eles são muito mais como Jacob e Bella, eles são amigos e vivem se enfrentando um com o outro. Ainda não achei um casal que me agradasse como Edward e Bella”
Gente, cadê o respeito pelos autores que ela estudou??? É muito fácil falar das obras de autores que já morreram e que não podem se defender!!! Como uma escritora formada em Literatura Inglesa, como disse o meu cara colega Sérgio que me contou este desparate, estudou todos esses autores e utilizou muitas dessas obras como inspiração pode falar uma coisa dessas? Uma pessoa que escreve só por dinheiro e visando o lucro, vendendo roteiros adaptados para o cinema como um fast food não pode falar de escritores que escreviam por amor e ganhavam uma miséria para sobreviver. E só quando morrem que são reconhecidos. Ela mal fez sucesso, e este já subiu demais na sua cabeça.
Reflitam com o que foi falado por ela neste site : retirado do site oficial da saga no Brasil:
O primeiro romance, Twilight, ela disse, era “vagamente relacionado” a Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Ela disse que existe um “elemento de Mr. Darcy em Edward e Elizabeth Bennett em Bella.” Lua Nova, o segundo romance do quarteto, “foi muito mais estreitamente ligada à Romeu e Julieta. É realmente o tema do romance. ”
O terceiro romance, Eclipse, Sra. Meyer revelou, era “a minha homenagem a Wuthering Heights”, de Emily Brontë. Por último, Breaking Dawn “trabalhou vagamente com Midsummer Night’s Dream” e uma outra obra literária que ela não identificou na entrevista.
Epígrafes nos romances frequentemente dão pistas de sua temática e elementos também. A epígrafe do Crepúsculo provém do Livro do Génesis na Bíblia, 2:17: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, tu não poderás comer dela: no dia em que tu comeres tu poderás certamente morrer. ”
Para Lua Nova, Sra. Meyer selecionou trechos de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, Ato II, Cena VI: “Estas alegrias violentas têm fins violentos/ Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora/ Que num beijo se consomem.”
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
hahahaha ¬¬'
ResponderExcluircomo uma mulher dessas pode querer se comparar com Shakespeare? sera q sua obra ira p/a posterioridade?
essa é p/qm n acreita ou ker tirar a prova '-'
http://www.youtube.com/watch?v=hcZKsY1mzwE
Cospe no prato q comeu descaradamente... rolam boatos q ela abriu a boca (a latrina) p falar de Rowling e Rice tb... Stephen King, em entrevista, não perdoou e soltou essa:
ResponderExcluir“Ambas Rowling e Meyer, estão falando diretamente a pessoas jovens… A real diferença é que Jo Rowling é uma fantástica escritora e Stephenie Meyer não consegue escrever nada que preste. Ela não é muito boa. [...] Pessoas são atraídas por histórias, pelo ritmo, e no caso de Stephenie Meyer fica bem claro que ela está escrevendo para toda uma geração de garotas e abrindo algum tipo de clube seguro do amor e sexo nesses livros. É emocionante e agitado e não é particularmente ameaçador porque não é sexual demais.”
taí... dessa vez não foram internautas... foi um autor consagrado...
Falta de respeito total da Meyer!
Shakespeare rules!!!
Com certeza!
ResponderExcluirCadê a humildade dela? Só porque ficou famosa e está ganhando milhões em dinheiro graças aos adolescentes, ela pode sair falando o que bem quer... Não mesmo! Quem fala o que quer, ouve também o que não quer!
Aff! Só de ler isso ( de novo) me dá náuseas! Parece que ela nunca leu ou entendeu nem Shakespeare ou outras obras como Orgulho e Preconceito.
ResponderExcluirMeyer é ultrapassada pra época dela!
Shakespeare estava à frente da dele!E ainda é eterno!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa história de amor impossível.. há muito tempo que são escritos.. Mas, a mistura de lobos, vampiros... foi bebido de outras fontes;;; Muito ultrapassado, esse amor que nunca se concretiza. E será que isso é amor mesmo?
ResponderExcluirE com certeza o livro dela é maravilhoso né? Maior livro de todos os tempos... Sqn
ResponderExcluirO mais chocante foi ela comparar o primeiro livro com "Orgulho e preconceito" da Jane Austen (que aliás, tem uma literatura riquíssima) e ainda teve o disparate de comparar Bella e Edward com Elizabeth e Mr. Darcy! Doeu? Doeu. Mas ninguém precisava saber, então Eu soquei a cara dessa maldita... u.u