sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Promoção peça “Sonho de uma Noite de Verão”



Esta matéria é retirada do site : http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/09/promocao-peca-sonho-de-uma-noite-de-verao/

Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, cumpre temporada no Teatro Commune

Em curta temporada, que vai até 29 de outubro, o grupo Clã, com direção de Cida Almeida, encena “Sonho de uma Noite de Verão”. A montagem, calcada no universo da cultura popular brasileira, é o encontro de diversas linguagens: circo, máscaras, música e dança popular. A entrada custa R$ 20, mas o leitor Catraca Livre paga apenas R$ 5. Basta falar na bilheteria que viu a divulgação da peça no site.
Sobre o espetáculo

Sonho de uma noite de verão dá continuidade às investigações do Clã – Estúdio das Artes Cômicas sobre uma dramaturgia que articula o clássico e o popular. A partir da linguagem de máscaras cômicas, referências ao cordel brasileiro, circo e trilha sonora popular executada ao vivo pelos próprios atores, sugere agilidade, prontidão, surpresa. O andamento ligeiro dos acontecimentos, a trama cerrada e as fulminantes soluções cênicas presentes no texto original, são potencializadas nessa montagem.

Tendo como eixo central a história de quatro jovens enamorados que, numa noite de verão, encontram-se e desencontram-se em clima de ação e movimentação, brigas, reconciliações e equívocos, a encenação tem como pontos altos de sua poesia, a ambigüidade e essência intangível do real e a situação vertiginosa do homem num mundo governado unicamente pelas paixões humanas.


Personagens como jovens apaixonados cheios de apreensões, contradições e ímpetos, soberanos com todo seu poder e tranqüilidade existencial, cômicos com suas confusões, e mágicos com suas ambigüidades, trazem à história temas como amor, intriga, traição, ousadia, perigo, e clima de diversão.

O espetáculo estabelece poucas e rígidas regras: um espaço simples e ágil a ser reconhecido e ocupado em toda a sua extensão, alguns elementos cênicos a serem deslocados, montados, reinventados em jogos cênicos, e uma clara e plena iluminação eliminando efeitos técnicos, o que permite uma interação máxima com a plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário