sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Análise do Livro Sonho de uma Noite de Verão e o filme Sonho de uma noite de Verão ( 1938)

Primeiro Ato:

No início da história, conhecemos alguns personagens e, também, os conflitos que irão se desenvolver mais adiante. Por exemplo, Hipólita, rainha das Amazonas, é conquistada por Teseu, duque de Atenas. Depois, o triângulo amoroso entre Demétrio, Lisandro e Hérmia é apresentado. Na cena II, apresenta pessoas simples que são encarregadas de fazer uma peça no dia do casamento de Hipólita e Teseu.

Primeiras cenas do filme:

Na abertura do filme, aparece o nome prólogo e, por quase 10 minutos, toca várias músicas , anunciando que a história vai ser muito animada, musical e etc. Além, do uso de muitos efeitos, principalmente, a criatividade. A dança atrelada a música com grandes passos do balé. Percebe-se que esta versão tenta seguir o original de Shakespeare. Aqui não há referências do caso amoroso entre Demétrio e Helena, por causa da época em que foi filmado(1938).

Segundo Ato:

Neste ato, aparece o mundo de fantasias e ilusões: o mundo das fadas. Sabemos que Oberon quer um menino indiano que está sob tutela de Titânia. Então, Oberon decide com Bute de espremer nos olhos de TiTânia uma secreção que irá deixá-la apaixonada pela primeira pessoa ou bicho que ver. Da mesma forma, com os jovens Demétrio e Helena, cujo estavam no bosque a procura dos outros jovens Lisandro e Hérmia. Mas, o Bute por engano acaba fazendo uma pequena confusão. E, Lisandro e Demétrio passam a amar Helena, e Hérmia fica desesperada sem entender nada.

Cenas do filme:

Nesta cena, o mundo das fadas parece mágico, todos os seres são dançarinos ou bailarinos que voam de uma parte a outra. O Bute canta, dança e ri de uma maneira que lembra os seres lendários da nossa cultura popular. Aliás, os atores desenvolvem seus papéis maravilhosamente bem. A Titânia parece a rainha do Filme Alice no País das Maravilhas. Apenas, um dos galã, o Lisandro, parecia muito gay, e não um nobre cavalheiro pronto para conquistar Hérmia. Já, o Demétrio mostrava seu lado másculo, e também um lado cafajeste.

Terceiro Ato:

No terceiro ato, os homens ensaiam a peça no bosque, quando acontece do Bute transformar o fundilho em asno. Assim, Titânia o verá, e se apaixonará por ele. O Pedro Cunha se assemelha a Shakespeare, decidindo os personagens , orientando e dirigindo todos. Oberon descobre que o Bute fez tudo errado, e pede para que ele concerte a situação. Ele pega o menino indiano para si.

Cenas do filme:
As cenas mais ilárias são direcionadas aos ensaios da peça, pois aqueles homens não tinham o costume de decorar textos e de se posicionar no palco. O Pedro então os orientava, e o mais engraçado era a Tisbe , o personagem que a fazia era um homem, não tinha o menor jeito para a atuação. O Fundilho era o único que se empolgava e queria fazer todos os papéis da peça. Além das cenas de briga entre Hérmia e Helena, além da disputa de Demétrio e Lisandro pelo amor de Helena. No fim desta cena, o Bute coloca a porção de flores nos olhos de Lisandro.

Quarto Ato:

Oberon decide tirar o feitiço de TiTânia. Quando isso acontece , eles fazem as pazes. Dessa forma, o feitiço de asno também é retirado de Fundilho.O pai de Hérmia preocupado com o desparecimento de sua filha vai até o bosque com Teseu e encontra os casais dormindo lado a lado, como se nada tivesse acontecido. Egeu insiste que Hérmia se case com Demétrio, mas este resolve ficar com Helena. Então Teseu define que todos irão se casar no seu palácio mesmo contra a vontade do velho Egeu. Fundilho acorda preocupado com os outro e corre para a casa de Pedro Cunha.Ao chegar no local, eles pegam o material para fazerem a peça.

Cenas do filme:
Nessas cenas, quando o feitiço é retirado dos jovens, eles começam a rir porque é como se tudo que tivesse acontecido na noite anterior fosse um sonho. E Fundilho também pensou que fosse um sonho e pensou em contar aos companheiros, mas imediatamente desistiu da idéia, pois ninguém iria acreditar. Os jovens vão sozinhos para o palácio quando escutam o som da festa de casamento. Eles não são encontrados como no livro. Essas pequenas alterações acontecem, por causa da época do filme foi gravado.

Quinto Ato:
É o casamento trilpo no palácio. Após a entrada de todos, Teseu pergunta pela peça. A peça começa, todos os atores são bastante sem graça, mas Teseu ri e gosta daquilo. Após, os trabalhadores dançam bergamasca. O Bute entra e olha o que se passa no recinto. Depois todos se ausentam, e Oberon e Titânia entram para abençoar a mansão e a vida dos três casais. O Bute dirigi-se a platéia e despede-se.

Cenas finais do filme:
Acontece um casamento muito luxuoso, e todos estão muito felizes. Muita comida, bebida e música. A peça se realiza, e é o ponto forte das cenas finais, pois apesar e ser tosca a platéia ri da situação. Eles são tão artesanais, mas as pessoas entendem que a peça invés de ser uma tragédia é uma comédia. Após, o término eles saem dançando até que os casais e os convidados se retirem. O Bute faz uma brincadeira de apagar a luz para que todos saiam rapidamente. A rainha das fadas com o seu amado entram e dançam abençoando o local ( detalhe com o maravilhoso grupo de balé). Quando eles estão saindo, o Bute abre uma porta ( tudo brilhando) e diz que tudo não passou de um sonho.
Observação: Os extras são interessantes, principalmente, o comentário do diretor e a parte em que há um resumo de todas as peças de Shakesperare sendo encenadas para o cinema. Para quem não conhece é bom para despertar o interesse pelas obras.

2 comentários: