segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mais uma dica

Bem, a dica de hoje é:

Alguns dias em que estamos apavorados com tanto trabalho pesquisamos e não encontramos nada. A gente se sente angustiado por não ter como favoritos alguns sites de pesquisas úteis. Então, hoje pesquisando um site que tivesse muita coisa sobre Shakespeare, eu encontrei!

O site todo é inglês e contém tudo sobre o autor. Desde análises sobre a vida e as obras até mesmo os arquivos completos de peças, sonetos e poemas para baixar. Isto é esplêndido! O site é absolute shakespeare.

Entrem e confiram! Eu recomendo... Mas, é claro que o nosso blog terá muitas coisas interessantes. E este site é só um complemento, uma dica a mais.

sábado, 29 de agosto de 2009

Vídeo

O vídeo do Gero Camilo.

Oi! Este Link do site You Tube dá para todos visualizarem uma parte da minissérie Som e Fúria em que Gero Camilo recita um poema de Shakespeare. ok?
Espero que vejam e gostem!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Interação ...

Olá, pessoal!

Espero que todos estejam gostando das postagens, pois ninguém ainda comentou nada, se tinha gostado ou até mesmo discordado em algum aspecto. O blog é uma ferramenta interativa e democrática. Um espaço para discutir assuntos dos mais variados possíveis.

Neste caso, o assunto é Shakespeare. Então há muito o que se falar, ok? Vamos nos empolgar com os temas, caso achem outros tópicos mais interessantes digam! Só assim teremos um diálogo e não um monólogo.

Já somos 5 seguidores que é um avanço imenso. E em breve, se Deus quiser, e ele há de querer terá muitos....
Por isso interação pessoal! Vou falar igual ao Jim Morrison: Wake Up!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Som & Fúria






Em todas as artes vemos Shakespeare, tanto na literatura, pintura, cinema e inclusive nos meios de comunicação de massa como a televisão.Para mostrar que a Tv aberta pode oferecer um programa diferenciado e com cultura para o povo, um exemplo disso é a minissérie Som e Fúria da Rede Globo.

A versão adaptada de Fernando Meireles nos traz à tona temas reais, como ódio, a inveja, o amor, a ganância , ou seja, todos os sentimentos que perpassam o ser humano. Isto tudo, o nosso autor, W. S, já escrevia! Ele estava a frente da sua época.

É claro que duas ou três semanas não tem como se aprofundar tanto assim. Dessa maneira, a produção optou pelas peças mais importantes e famosas para interpretar. Mostrando toda a rotina de uma companhia de teatro, a vida dos atores e a maneira de interpretar um papel denso.

A minissérie contém bons atores e famosos atores dentro da equipe, dando uma ar mais peculiar para os telespectadores, ou mesmo para que se sintam mais próximos das histórias contadas.

Logo, postaremos mais informações a respeito de Som e Fúria.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ser ou não ser?



"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar". W. S

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Poemas em cena

Com as doenças da época, o teatro foi fechado, e Shakespeare se refugiou na sua cidade natal. Durante esse período, ele exercita a arte de escrever as poesias. E dois sucessivamente: Vênus e Adônis (1593) e A violação de Lucrécia ( 1594). Esses dois poemas são as primeiras obras impressas e assinadas por ele.

Para resumir o tema de Vênus e Adônis : Vênus , deusa do amor, é a personagem principal. E aquele por quem está apaixonada é Adônis. Parecia o casal ideal! Mas, Adônis não queria Vênus.Ela tenta seduzir,mas ele foge para a caça onde um javali o mata.Vênus chora ao ver o corpo ensanguentado do amado.

Este poema é a expressão do amor cortês ou platônico. Só que o inusitado é que a mulher é a pretendente. Já, em A violação de Lucrécia, Tarquínio apoderou-se de Roma. Seu filho Sexto participa de festas que celebram essa vitória. Colatino enaltece a virtude se sua mulher, logo Colatino se apaixona. Hóspede de Lucrécia ,ele entra no seu quarto a noite e a viola, desaparecendo de manhã. Lucrécia , quando volta a falar com seu pai e seu marido exige vingança.Os Tarquínios são condenados ao exílio.

Neste caso, o predador é o homem que atinge seus fins, a vítima é a mulher.Desonrada, em lágrimas, que fará Lucrécia, em sua solidão de mulher?
Apunhala-se no peito, um gesto heróico e romano.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Simplesmente Amor





De vez em quando, algumas obras de Shakespeare abordam a questão do amor. Ás vezes, ele trata do amor infantil, outras do amor adulto e experiente. Mas, essa temática é universal. Muitas pessoas associam como a história de amor logo Romeu e Julieta, que serviu de base para muitos filmes, e também inspiração para outras obras.

Assim , como Romeu e Julieta é um livro que trata sobre o amor impossível de dois jovens que têm famílias que travam lutas por gerações. Apesar desse obstáculo, eles tentam ficar juntos a qualquer custo.Não unidos em vida, mas unidos na morte. Este é o lema de Romeu e Julieta.

Já, Antônio e Cleópatra revela um amor experiente, carnal e político, além de ser histórico. O intuito de Marco Antônio de ir ao Egito era de aumentar o território de Roma. Ao chegar lá, Ele se encantou com a beleza "exótica" de Cleópatra e ,também, digamos da sua sedução. Por isso, ele larga tudo para ficar com ela, mas há obstáculos para que eles permaneçam unidos.

Duas peças maravilhosas! A leitura de cada uma é diferente com suas particularidades. O amor é mesmo um tema que não tem fim para a criatividade.

Para concluir uma frase :
"Amor não é amor, se quando encontra obstáculos se altera, ou se vacila no mínimo temor". William Shakespeare.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Soneto 18

Abaixo há o soneto 18 de W. S. traduzido:

Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

Qual a sua opinião sobre este soneto? Foi forte, profundo, romântico....
E Você é um apreciador de poesia?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Shakespeare In Love



Shakespeare Apaixonado é um filme de John Madden feito em 1998. A história mostra um autor confuso com bloqueio de escrever sua outra peça de teatro. Ao encontrar a Lady Viola, ele se apaixona por ela e volta a ter inspiração para escrever a peça Romeu e Julieta.

Elenco do filme:

  • Gwyneth Paltrow.... Viola De Lesseps

  • Joseph Fiennes .... Will Shakespeare

  • Judi Dench .... Rainha Elizabeth I

  • Geoffrey Rush.... Philip Henslowe

  • Tom Wilkinson .... Hugh Fennyman

  • Colin Firth ... Lord Wessex

  • Martin Clunes .... Richard Burbage

  • Simon Callow .... Tilney

Venceu sete categorias do Oscar , dentre eles: melhor atriz, melhor roteiro, e melhor filme. Além de ganhar o Bafta ( 1999), o Globo de Ouro ( 1999) e o Festival de Cinema em Berlim (1999). Vale a pena conferir!


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dica de hoje

A maioria sabe que a Internet pode ser nossa aliada em pesquisas em qualquer área de estudo. Se procurarmos bons sites, muitos nem irão mais a uma biblioteca. Então, iremos listar alguns sites confiáveis. Por exemplo, se você quiser ler capítulos ou até mesmo baixar um livro pela net, aconselho a visitar o Google acadêmico ou o Scielo. Mas, se você quiser ler algo interessante e tirar dúvidas de literatura, ou até da gramática inglesa existe o Sparknotes.
Este site contém informações valiosas! Já apresenta blogs dentro do site. Um grupo de estudantes criaram o site para ajudar outros alunos que tivessem dúvidas sobre filosofia, matemática, biologia, poesia, literatura, física e , principalmente, de Shakespeare. Há uma parte só sobre este autor com o nome NO Fear Shakespeare.
É claro que aqui também terá alguns esclarecimentos sobre este assunto que é tão temido por alguns , e tão amado por outros.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dois!

Olha!!! que novidade... já temos 2 seguidores !!!!!!
Vamos lá pessoal, entrando, lendo, comentando e seguindo.......
Em breve teremos mais.....
Uma vitória conquistada!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lar, doce lar......


Esta é a casa do nosso autor, Shakespeare, em Stratford Upon - Avon. Hoje, milhões de leitores e fãs vão a sua cidade natal visitar e conhecer sua casa e o museu que existe, e principalmente, a companhia de teatro.

Luz, câmera e click!

Bem, essa seria a imagem de Shakespeare, mais sério. E a pedidos da Professora Salete, então coloquei a foto comedida, ou pousada como era de costume da época.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Biografia

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura.Não existem muitos registros sobre a vida particular de Shakespeare. Aparecem rumores, de tempos em tempos, que não era ele quem escrevia suas peças e sim Christopher Marlowe, a Rainha Elizabeth ou Edward De Vere (1550-1604), identificado em 1920 por T.J. Looney como o autor das peças de Shakespeare.

Shakespeare era o filho mais velho de Mary Arden, filha de um proprietário de terras local, e seu marido, John Shakespeare (1530-1601), um comerciante de luvas e madeiras. John Aubrey (1626-1697) conta, em Brief Lives (Breves Vidas) que o pai de Shakespeare era açougueiro e o jovem Shakespeare exercitava o negócio do pai, "e quando matava um animal, ".fazia em grande estilo e fazia um discurso". Em 1568 John Shakespeare tornou-se prefeito e Juiz de Paz.

Shakespeare estudou na Stratford Grammar School e que entre, os anos de 1580 e 1582, trabalhou como professor para a família Houghton católica romana em Lancashire. Quando Shakespeare tinha 15 anos de idade, uma mulher de um vilarejo vizinho afogou-se no Avon. Sua morte foi dada como acidental mas pode ter sido suicídio. Alguns anos depois, em Hamlet, Shakespeare deixou aberta a questão se Ophelia morreu acidentalmente ou por suas próprias mãos.

Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway ( suspeita-se que ela casou com ele por estar grávia, ou seja o velho golpe da barriga)e, com ela, teve três filhos.

A primeira filha ,Susannah, nasceu dentro de seis meses e os gêmeos Hamnet e Judith nasceram em 1585. Hamnet, único filho homem de Shakespeare, morreu 1596, com 11 anos de idade de doenças( a peste negra) da época.

No ano de 1591 foi morar em Londres em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever a sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem muito sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos, guerras, ambições, inveja e outros assuntos, relacionados a condição humana, são marcantes em suas obras.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616, faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Contexto histórico


Imagine você na época de 1598 e 1603 escrevendo uma peça de teatro a mão todas as falas dos personagens para apresentar no Globo Theatre? Pois, Shakespeare conseguia tal façanha.
Apesar de alguns termos e pronomes que não se utilizam mais, o inglês de sua época é considerado moderno.
Ele escreveu tragédias, comédias , dramas históricos e poemas. Nem o tempo pode apagar o brilho de sua escrita, tornando-se tão atual em pleno século XXI. E , em muitas obras, percebemos citações das peças e dos sonetos shakespearianos. A influência que ele exerce nos autores contemporâneos é enorme. Além de milhões de filmes são gravados , e peças encenadas no mundo inteiro. Porque, as peças de Shakespeare são divididas em Cinco Atos , em cada ato tem várias cenas. Até nisso, ele foi inovador. Muitos dizem que ele preveu o cinema. Freud se inspirou em alguns personagens para formular suas teses e hipóteses acerca do ser humano , lendo as obras de Shakespeare.Então porque esse medo todo ao falar o seu nome. Vamos adentrar nesse universo mágico aos poucos, sentindo o prazer dessa leitura.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aviso

Apesar do blog ser sobre literatura inglesa, poderia ser todo em inglês, mas como quero que todos possam ter o contato com este autor e as obras , a língua utilizada vai ser em português. Mas, de vez em quando vou postar algumas coisas em inglês também. Desse modo, satisfaço a gregos e a troianos.
Em breve, terá novidades , como resenhas, dicas de leituras e filmes.
Inté!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Shakesperare, myself



Olha só o nosso poeta, dramaturgo, escitor, ator, diretor, administrador, ou seja, um faz tudo da era da Rainha Elizabeth.

Prazer em conhecê-los!

OLá Pessoal!

Este blog tem o intuito de divulgar um pouco mais sobre a arte da literatura, principalemente, a inglesa. E se falar de literatura inglesa, a gente pensa em Shakespeare, of course! Este autor contribuiu em muito para diversas áreas. Até hoje, vem sendo citado com muita frequência. Muitas pessoas olham com preconceito para suas obras, e pensam que é supercomplicado entender ou ler seu livros e sonetos. Não se preocupem! Tudo ficará mais fácil, quando se tem obras traduzidas boas e , também, um nível de inglês pelo menos intermediário. Ok?
Espero que tenhamos uma boa interação e várias trocas de ideias que nos levem sempre a grandes debates.
Até Mais!!
E vamos navegar nessa onda da leitura.