terça-feira, 25 de agosto de 2009

Poemas em cena

Com as doenças da época, o teatro foi fechado, e Shakespeare se refugiou na sua cidade natal. Durante esse período, ele exercita a arte de escrever as poesias. E dois sucessivamente: Vênus e Adônis (1593) e A violação de Lucrécia ( 1594). Esses dois poemas são as primeiras obras impressas e assinadas por ele.

Para resumir o tema de Vênus e Adônis : Vênus , deusa do amor, é a personagem principal. E aquele por quem está apaixonada é Adônis. Parecia o casal ideal! Mas, Adônis não queria Vênus.Ela tenta seduzir,mas ele foge para a caça onde um javali o mata.Vênus chora ao ver o corpo ensanguentado do amado.

Este poema é a expressão do amor cortês ou platônico. Só que o inusitado é que a mulher é a pretendente. Já, em A violação de Lucrécia, Tarquínio apoderou-se de Roma. Seu filho Sexto participa de festas que celebram essa vitória. Colatino enaltece a virtude se sua mulher, logo Colatino se apaixona. Hóspede de Lucrécia ,ele entra no seu quarto a noite e a viola, desaparecendo de manhã. Lucrécia , quando volta a falar com seu pai e seu marido exige vingança.Os Tarquínios são condenados ao exílio.

Neste caso, o predador é o homem que atinge seus fins, a vítima é a mulher.Desonrada, em lágrimas, que fará Lucrécia, em sua solidão de mulher?
Apunhala-se no peito, um gesto heróico e romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário